Procura algo? Digite aqui!!

Dicas de amamentação

Sem dramas nem exagero aí vai minha impressão sobre a amamentação: é a forma de amor mais lindo e verdadeiro de uma mãe, algo que as palavras são incapazes de explicar, mas pra chegar nessa etapa a maioria das mulheres incluindo eu, passa por uma verdadeira provação, ou seja, a maior dor física que já suportei por 15 dias ininterruptos.
Ok, vou deixar aqui o meu relato do que me fez sobreviver à provação até chegar ao paraíso.
Não tive mastite (inflamação das glândulas da mama em decorrência do acumulo de leite), mas nem por isso minha situação melhorou, mas com certeza teria piorado se eu tivesse tido.
Li muito sobre gestação, amamentação, criação de filhos, assisti vídeos, ou seja, muita coisa sobre o mundo da maternidade e particularmente o que muito se diz sobre amamentação é de que se a "pega" do bebê for correta o mamilo não irá ferir e a amamentação será sempre um prazer. Pois então, se você for uma marinheira de primeira viagem e conseguir essa proeza nos primeiros dias, parabéns!!! Mas, se for uma pobre mortal como eu, pode se preparar pq até apreender o jeito correto o seio já estará em frangalhos…..
Sobre a pega correta: tentei de tudo, assisti vídeos, vi fotos na internet, uma enfermeira foi na minha casa me ensinar os primeiros passos….. mas só adiantou quando eu descobri o meu jeito com a Laura, até lá seguem as dicas do que fiz para melhorar meu mamilo ferido:

1. Sol, sol, sol…. não adianta luz de 40watts (no meu caso não adiantou). Comecei a seguir essa dica somente no 9º dia, infelizmente, talvez a experiência tivesse sido melhor se eu ao invés da luz tivesse colocado meus seios no sol desde o primeiro dia após o nascimento.

2. Concha de seio (usei da marca Chico). Se o mamilo estiver ferido você não irá aguentar colocar nada em cima dele, ou seja, nem sutiã, nem os absorvente de seios (até pq eles irão grudar na ferida e na hora de retirar….. já deu pra imaginar a dor não é?). As conchas são a salvação pq deixa o mamilo livre, é possível colocar a pomada e não precisa se preocupar com grudar na roupa, se houver excesso de leite a concha serve também para retér-lo. Agora, cuidado com o banho de leite, pq a concha tem um sistema de ventilação e, se por acaso ela encher de leite ou você esquecer e se deitar, se prepare para uma troca de roupa (aconteceu comigo várias vezes…. faz parte).

3. Pomada Lansinoh (já existe a similar brasileira do laboratório Aché - não usei por isso não posso indicar). Pomada a base de lanolina pura que não precisa ser retirada para que o bebê possa mamar. Dá um bom alívio. Indico passar após as mamadas e colocar a concha, assim não existe a possibilidade de nada grudar no mamilo. Ah, um frasco é mais que suficiente.

4. Protetor de mamilo. Usei da marca Avent, mas tinha também a minha disposição os da marca Chico e Mam, que não testei pq achei o da Avent muito bom.
Com o protetor de mamilo o bebê não mama direitamente no seio o que garante um alívio no mamilo machucado, mas cuidado, dizem que a criança pode viciar e não aceitar mais o seio, então eu usava apenas quando a dor estava grande.

Cheguei a comprar outras coisas para o seio, mas não usei, então não vou nem mencionar aqui.

Ah, tudo começou a melhorar após 15 dias, mas com certeza se eu já soubesse o que iria funcionar comigo talvez não tivesse chegado ao ponto de ter o mamilo ferido. Espero que essas dicas possam ajudar alguma viajante de primeira viagem!!

Fica a dica!!